Pois é, na minha vida há coisas que acontecem de maneira tão natural, que as vezes tenho a sensação que não preciso fazer muito esforço.
Um bom exemplo disso é quando marco para encontrar meus amigos.
Chega a ser assustador a forma como consigo fazer com que as pessoas que eu gosto estejam ao meu lado, para tomar uma cerveja e jogar conversa fora.
Muitas vezes os lugares desses encontros são irrelevantes, e não há muito critério para a escolha. Pode ser a casa de alguém, um barzinho ou até uma praça.
Por outro lado, há eventos mais complexos que exigem muito esforço e dedicação para que aconteçam, tais como uma cerimônia de casamento.
Um casamento requer muitas ações para se organizar. Desde grandes decisões até os mínimos detalhes, e fazer com que tudo saia conforme o planejado depende, em grande parte, de quem está “por trás” da organização da recepção.
E é aqui, com essa comparação, que eu quero que você entenda a diferença de quem faz um lançamento de sucesso, de quem não faz.
Eis o segredo para não se dar mal
Seja como for, os gurus do marketing digital apresentam o modelo de venda por “lançamento” como algo tão simples e natural quanto um encontro com os amigos. E é esse tipo de pensamento que leva ao fracasso.
Eu mesmo caí nessa, e demorei para descobrir que o segredo do sucesso em um lançamento está na organização do “casório”.
Num casamento por exemplo, é preciso ter um bom lugar para receber os convidados, aconchegante, com uma decoração apropriada, alguém que os direcione, boa comida, bebida, entre outros vários detalhes.
Já em um lançamento, é primordial ter boas páginas para capturar e/ou recepcionar seus clientes (leads).
Disparar bons e-mails marketing e abordar o seu público com anúncios nas redes sociais através de boas “recompensas”.
Distribuir sua mensagem e ensinamentos para alimentá-los (seus convidados) assim como fazer com que sintam vontade de estar nesse “evento” incrível que é o seu lançamento.
Esses são pilares de sustentação de uma grande “cerimônia”, onde postar conteúdos são apenas os convites.
Um grande abraço
Mauro Favoretto