Sim! Esse certamente é um dos textos mais completos sobre a profissão Gestor de Tráfego que você irá ler na internet, porém antes de lhe contar tudo a respeito dessa nova carreira, tenho um questionamento a fazer:
Já reparou que não é necessário muito esforço para assumirmos que ficamos imersos boa parte do nosso tempo em celulares e computadores, consumindo tudo que é possível consumir das redes digitais?
“Haaaaa! Mas não faz mal, pois exceto a internet, o resto eu não preciso pagar para usar”.
Já cansei de ouvir essa frase.
Mas será que não pagamos mesmo?
Justamente neste ponto que o prato de comida deixa de ser “de grátis”.
Pois o nosso pagamento é a atenção que dispomos.
Redes como Google, Facebook, Youtube, Instagram e TikTok, precisam ganhar dinheiro para continuar entregando para você, todo esse conteúdo que você adora. E é bem nessa hora que os anúncios entram na jogada.
Os celulares se tornaram outdoors na palma de nossas mãos, e diga-se de passagem, muito mais efetivos para propagandas e anúncios, já que boa parte do nosso foco está preso ali.
Empresas e empreendedores sabendo disso, gastam bilhões de dólares ano após ano, para você continuar usando essas redes “de graça” e de quebra recebendo os anúncios deles.
Porém, para que esses anúncios sejam realmente efetivos e tenham os resultados desejados por todos (plataformas digitais, consumidores e anunciantes) surgiu uma nova profissão chamada…
Opa, calma, lhe darei uma chance para você adivinhar…rs
O que é um Gestor de Tráfego?
Gestor de Tráfego é a pessoa responsável por fazer com que os anúncios na internet apareçam para as pessoas certas na hora certa e assim gerar valor para o anunciante que o contratou.
A bem pouco tempo atrás, por volta de 20 anos, o grande público investia boa parte da atenção ao consumo de mídias que hoje conhecemos como tradicionais (Rádio e TV), e o modelo de negócio que essas plataformas possuíam para ganhar dinheiro e fornecer conteúdo “gratuito” era muito parecida com o modelo que as redes sociais praticam hoje, ou seja, trabalhavam com anúncios.
Entretanto era bem caro anunciar, e por um simples motivo, dificuldade de segmentar o público, por exemplo: Anúncios voltados só para idosos, apareciam para todos (adultos, crianças, jovens e idosos) que estivessem assistindo TV ou ouvindo Rádio na hora que aconteciam, e não somente para o público alvo em questão.
E no mercado os anúncios têm uma dinâmica bem simples, quanto mais pessoas o veem, mais caro é anunciar. Deste modo, somente as grandes empresas, que possuíam muito dinheiro, podiam anunciar.
Contudo, as coisas começaram a mudar a partir da popularização da internet, pois com a chegada dos dispositivos móveis e as redes sociais, os conceitos de Big Data começaram a entrar em ação, e com isso passou a ser muito precisa a segmentação de públicos, ou seja, passou a ser possível mostrar os anúncios certos, para as pessoas certas.
Esse modus operandi fez com que anunciar na internet fosse bem mais barato, já que o anúncio não precisava mais aparecer para muita gente, e sim para poucas pessoas, e empresários que não possuíam muitos recursos financeiros, passaram a poder anunciar no Google ou Redes Sociais como o Instagram.
Entretanto, segmentar com precisão estratégica, não é uma tarefa fácil, requer estudo e conhecimento, sendo assim, tal necessidade fez surgir a profissão de Gestor de Tráfego.
O que faz um Gestor de Tráfego?
De maneira simples, um ótimo gestor de tráfego é o cara que cuida de uma campanha de anúncios na internet de cabo a rabo, sendo que para isso, é necessário além da parte técnica entender muito das regras de negócio do cliente que o contratou.
E sejamos sinceros, se você está aqui é porque você tem interesse na profissão Gestor de Tráfego.
Ou quer ser um profissional ou então, deseja contratar um.
Portanto eu serei bem criterioso no que eu acredito que um ótimo Gestor de Tráfego necessita fazer. E já vendendo o meu peixe, é justamente o que eu faço quando atendo um cliente em minha agência.
Sendo assim, vamos lá…
O ponto chave é resultado, um bom gestor de tráfego tem que ser obcecado por resultado, ou seja, tem que fazer o que é necessário para colocar dinheiro no bolso do cliente.
E muitas vezes só estudar as ferramentas de anúncios como O Gerenciador de Negócios do Meta, ou o Google Ads não é o suficiente.
Parta do pressuposto que entender essas ferramentas, somadas ao Google Analytics é o básico do básico.
Um ótimo gestor de tráfego tem que saber encontrar o público certo para os anúncios performarem, também tem que entender o basiquinho de programação para poder instalar os plugins corretos nas páginas e sites do projetos envolvidos (isso se você não quiser depender de outros profissionais).
Por fim, ter uma visão analítica, saber ler e montar relatórios são pré-requisitos mais que obrigatórios (Ei! Google Data Studio, eu falei de você!) pois os dados retornados irão lhe entregar o ouro do seu trabalho, já que os ajustes necessários que o gestor precisará fazer nas campanhas partiram deles.
No geral o que foi mencionado acima é o que um Gestor de Tráfego mediano precisa fazer, agora se você deseja ser um cara fora da curva, some ao seu conhecimento o entendimento de copy e designer, pois deste modo você terá todo o processo na mão.
Vai por mim, haverão momentos em que você como gestor será praticamente obrigado a dar sugestões diretas no negócio que está atuando.
Sentiu a responsabilidade?
Se um dia lhe falaram que seria fácil, tenha certeza que tentaram lhe enganar…rs
Gestor de Tráfego Digital
Para se atuar como Gestor de Tráfego existem diversas plataformas, como:
Facebook, Instagram, Google, Twitter, TikTok entre outras.
Contudo, nesse artigo eu irei me concentrar nas mais populares, às quais o mercado ( anunciantes) estão mais focados e investindo pesadamente na busca de resultados. Também são essas as plataformas que nossos trabalhos, aqui na agência, são requisitados, portanto são as que temos maior expertise: Instagram, Facebook e Google.
Gestor de tráfego para Instagram
O Instagram junto com o Facebook é uma das plataformas queridinhas de todo Gestor de Tráfego. Não que seja mais fácil obter resultados nela, pelo contrário, pois tudo irá depender da qualidade do anúncio, da oferta e do produto, porém encontrar os ajustes necessários para performar é mais simples. Por isso que muitos Gestores de Tráfego começam a trabalhar por ela. Entretanto, ao mesmo tempo que isso é uma vantagem, também é uma maldição, pois muitos gestores param por aí, se tornando um Gestor de Tráfego para Instagram e não evoluem seus estudos para outras redes como o Google.
Então, se você está aqui, me faça uma promessa agora!
Prometa que não irá trabalhar como Gestor de Tráfego somente do Instagram e do Facebook.
Isso é um grande limitador de resultados, pois para cada negócio existe a plataforma certa para se anunciar, quer um exemplo?
Ninguém procura um borracheiro no Instagram!
Sacou?
Pois bem, agora que o recado está dado, vamos às suas especificações mais técnicas.
Para anunciar no Facebook e Instagram você vai ter que manjar do Gerenciador de Negócios do Meta (empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp). No primeiro contato o Gerenciador não é algo tão simples, porém se você for um cara com tempo, lhe recomendo estudar essa ferramenta a partir da Central de ajuda do Meta, tudo o que você precisa está lá. Mas já lhe adianto que não será fácil, porém se você conseguir, terá uma base de conhecimento invejável, acredite!
Mas “ok”, você não precisa sofrer agora, mais para frente, nesse mesmo artigo, irei lhe contar os caminhos fáceis para se aprender a mexer no Gerenciador do Meta.
Agora voltando, uma das vantagens de se anunciar pelo Instagram é que você pode ter objetivos diferentes para as suas campanhas, não simplesmente anunciar apenas para vender. Você pode por exemplo fazer uma campanha para as pessoas se envolverem com um post, ou então uma campanha de tráfego para encaminhar as pessoas para um site. Tudo vai depender do objetivo que você desejar aplicar no momento de anunciar.
Outra vantagem é que você pode rodar anúncios abridores de conversas, voltados para aplicativos de mensagens como o Messenger, Direct do Instagram e WhatsApp. Esses anúncios são ótimos para negociações, principalmente quando se trata de produtos caros, ou agendamentos de serviços.
Sendo assim, existe uma gama de combinações de objetivos dentro da Ferramenta do Meta e ao ir se especializando como Gestor de Tráfego, você certamente saberá qual utilizar dentro da estratégia de marketing desenvolvida para o cliente.
Gestor de Tráfego para Facebook
Praticamente tudo o que eu falei para o Instagram serve para o Gestor de Tráfego para Facebook, porém existe um ponto chave que deve ser levantado. Os públicos das redes (Instagram e Facebook) atualmente são diferentes.
Quando você começar a andar por eventos de marketing, certamente ouvirá de algumas pessoas que o Facebook morreu, entretanto não é bem assim.
Os números mostram, ano após ano, que no Brasil milhões de pessoas utilizam o Facebook, e em especial as pessoas mais velhas. Portanto, qualquer campanha que for rodar através das ferramentas do Meta, teste também o Facebook antes de descartá-lo.
Eu ainda não mencionei neste texto, mas se tem um mantra que todo o Gestor de Tráfego não deve nunca esquecer é:
“O teste é fundamental!”
Por isso chegou a hora de você me fazer a segunda promessa, que é:
“Eu nunca transformarei uma hipótese em verdade absoluta sem antes testar!”
Gestor de tráfego para Google Ads
Ser Gestor de tráfego para Google Ads é uma grande vantagem,
pois o Google é o maior vendedor do mundo!
Porém muitos gestores ignoram essa ferramenta, por acharem ela difícil.
Sim, concordo que ela é mais complicada, e precisa entender um pouquinho de programação se quiser trabalhar com o Google Ads em todo o seu esplendor.
Entretanto, quando comparo o Google Ads com o Gerenciador de Negócios do Meta, associo um com uma bicicleta normal e o outro com uma bicicleta com “rodinhas” respectivamente, pois na bicicleta com rodinhas, você não corre o risco de cair, porém na bike normal, você atinge velocidades muito maiores! 😉
Os grandes resultados que eu tive foram justamente no Google, por isso é a minha plataforma preferida.
Nessa plataforma, você pode anunciar para a Rede de Pesquisa (Buscador Tradicional), para o Youtube, para o Google Shopping e para a Rede de Display (espaços disponíveis em milhões de sites para que os anúncios do Google apareçam).
Assim como no Gerenciador do Meta, o Google oferece vários objetivos para as suas campanhas, e cada campanha terá que ser pensada para se ajustar à estratégia que você estabelecer.
Quanto mais trabalhar e estudar sobre o Google Ads, mais recursos estratégicos você terá para apresentar aos seus clientes.
Por fim, o Google possui uma biblioteca sensacional para ensinar as pessoas a anunciarem, entretanto também é difícil estudar só por ali.
Um adendo: Ultimamente o Google tem trazido algumas automações interessantes, simplificando alguns processos para os anunciantes. Sendo assim, neste exato momento, sigo com a minha equipe testando essas novidades. Assim que eu tiver resultados concretos, volto aqui no blog para contar com detalhes para você.
O que precisa para ser Gestor de Tráfego?
A resposta direta para essa pergunta é:
Paciência!
Pois as ferramentas (Google Ads e Gerenciador de Negócios do Meta) vivem se atualizando e mudando, e o que você aprendeu hoje, amanhã pode não resolver mais o seu problema, portanto se quer ser um ótimo Gestor de Tráfego o estudo é uma constância.
Além disso, tem que ter desenvoltura para lidar com clientes, pois eles nem sempre têm a tranquilidade necessária para esperar os resultados. Ter um produto como “água no deserto”, ou seja, fácil de vender é raro. Portanto, ter a clara noção do tempo que o negócio levará para começar a ter resultados na Internet será um diferencial na hora de posicionar e acalmar o seu cliente.
Deste modo, colocar o pé na água é fundamental. Só estudar não é suficiente, ir para o campo de batalha vai fazer toda a diferença na sua carreira. A vivência é o que lhe trará experiência no setor. Sendo assim, quanto antes começar no atendimento de clientes, melhor!
Por fim, também é necessário ter responsabilidade com o dinheiro alheio. Lembre-se, que você está lidando com as esperanças de crescimento de um negócio e esse tipo de investimento não é brincadeira.
Quanto ganha um Gestor de Tráfego iniciante?
Agora chegou a hora de falar do pataco, pixolé, capilé, ou sei lá como você chama dinheiro…rs
Bom sem enrolação, um cara iniciante na gestão de tráfego ganha por volta de R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais) por mês.
Você pode até achar pouco, mas tenha em mente que essa é uma quantia que você literalmente ganha para aprender.
Já um gestor com experiência média, atendendo por volta de 5 ou 6 clientes, tira uma base de R$10000,00 (dez mil reais) por mês. O que para os padrões brasileiros já seria uma ótima quantia.
Claro que existem os top players do setor que tiram mais de R$100.000,00 ( cem mil reais) por mês, mas para chegar nesse nível você tem que ter resultados consistentes e ser “famosinho na internet”. Não é impossível, mas certamente além de todas as habilidades que eu mencionei neste artigo, você também tem que mandar bem na produção de conteúdo, o que não é fácil.
E aí? Esses valores são suficientes para fazer você querer se tornar um Gestor de Tráfego?
Onde fazer o Curso de Gestor de Tráfego?
Tem muito material gratuito para consultar e aprender a Gestão de Tráfego. Como já mencionado no texto, as próprias centrais de ajuda do Google e do Meta são materiais riquíssimos para isso, porém não são os mais fáceis.
Contudo, um cara que eu adoro a forma que ensina e foi onde eu consumi quase que 70% de todo o conteúdo que eu necessitei para fazer o que eu faço hoje, é o Pedro Sobral.
O canal do Youtube dele tem a base necessária para começar a atuar no setor, além dele fazer lives semanais, sempre com um conteúdo atualizado e super didático.
Esse cara, tem uma das maiores comunidades da internet referente ao assunto, e mensalmente ele abre inscrições para ela. Um investimento que vale muito a pena.
Outro monstro do setor é o Tiago Tessmann, principalmente em se tratando de Google Ads, portanto também vale a pena visitar seu canal do Youtube e suas redes sociais.
Como posso Contratar um Gestor de Tráfego?
Essa questão é simples de resolver e não precisa ir muito longe para isso não, se você chegou até aqui, basta apertar um dos meus link de contato.
Fazendo isso você terá a possibilidade de conversar comigo e me contratar junto a minha equipe, para operar no seu negócio.
Mas se você achar que eu não sou esse cara, existem diversos outros canais para se encontrar um Gestor de Tráfego, como por exemplo a própria comunidade do Pedro Sobral.
(Olha ai em Pedro, to fazendo um jabazinho gratuito pra tu…rs)
Conclusão
Sim, estamos falando de uma das profissões mais comentadas do momento.
Porém, assim como todas as outras profissões, existem profissionais ruins, médios, bons e ótimos. E cada um com o seu merecido preço.
O que irá diferenciar você no nível de escala entre o Gestor de Tráfego ruim e o ótimo é o quanto você irá se dedicar para trazer resultado para o seu cliente, independente do valor que você negociou.
Acredite, se limitar em uma única função, a de Gestor de Tráfego, te fará muito comum.
Portanto estude, quebre a cabeça, proponha soluções paralelas tanto online quanto off-line. Pense no negócio do seu cliente como sendo seu!
Pois o sucesso do seu cliente, será o seu anúncio mais precioso.