Olhar o passado fará você crescer muito. Neste artigo eu mostro como uma simples atitude pode aumentar as suas conexões nas redes sociais.
Eu estava extasiado, contemplativo e pensante.
Minha cabeça fervia, em um borbulhar que me fazia questionar o que eu tinha acabado de assistir. Era sem dúvida nenhuma uma das sacadas mais diferentes e inovadoras que eu já havia visto.
Mas antes de te contar o que me fazia pensar, quero fazer um adendo:
Acredito que eu tenho sensibilidade para a arte, sendo assim sempre me entrego sem muito esforço, quando me deparo com algo de cunho artístico.
Isto posto, não havia sido diferente desta vez…
Estava sozinho na sala da minha casa, era por volta de duas da manhã e eu havia acabado de assistir um episódio de “The Twilight Zone”, aqui no Brasil conhecido como “Além da Imaginação”.
E pasmem, é um programa que foi gravado no ano de 1959.
O que me tirou do eixo, foi justamente a resolução daquele capítulo, onde o protagonista usou de uma expertise que eu acreditava que era algo atual, uma novidade que só fazia sentido para o ano de 2020.
Isso me fez refletir sobre o preconceito que trazemos em relação a algumas coisas consideradas antigas, pois sempre julgamos que o atual é melhor imaginando que carrega mais desenvolvimento humano.
Mas será que isto está certo?
Pegando o cinema como exemplo, eu gosto de filmes antigos, mas muitas vezes quando recomendo a amigos, vejo que eles “torcem o nariz”, não dando chance ao passado.
E aí é que está o grande erro.
Hoje os filmes carregam muitos efeitos especiais e ações que só a tecnologia pode proporcionar, em síntese acaba sendo uma forma de mascarar a linha narrativa das estórias, funcionando frequentemente como “muletas”.
As obras antigas não possuíam esses recursos, portanto tinham de ser muito mais criativas para manter suas audiências conectadas.
Pronto! Cheguei ao ponto em que eu queria chegar.
Hoje tanto eu quanto você nos sentimos limitados, inegavelmente por conta da quantidade de recursos que temos disponíveis. E esse limite faz com que copiemos uns aos outros.
Não precisa ir muito longe para ver isso, pois basta abrir o seu Instagram. Aposto com você que já faz tempo que você não vê algo que realmente seja “novo” e que mexa com os seus sentimentos.
Vivemos a era da imersão das coisas iguais. Porém quanto mais repetição, menos conexão.
Que tal estourarmos essa bolha, e enfim começarmos a buscar referências justamente na era em que o ser humano sem recursos tecnológicos tinha de ser muito mais criativo?
Aliás já iniciei as minhas pesquisas e posso dar um spoiler aqui:
Em breve vou trazer muitas “novidades antigas”, com mais de 60 anos, e certamente irei compartilhar com os meus alunos.
Sendo assim, o conselho que te dou é, diferencie-se no mercado digital. Olhar para o passado e outras plataformas mais maduras podem fazer a diferença, ou seja, fará você gerar muito mais conexões nas redes sociais.
Um bom exemplo é a TV, que com seus anúncios vem impactando pessoas ano após ano, há mais de 50 anos.
Espero que essa reflexão tenha te ajudado a pensar, bem como conclua assim como eu que, sair um pouco do Instagram para produzir para o próprio Instagram tende a ser uma boa aposta.
Mauro Favoretto
p.s.: Se você ficou curioso e quer saber que episódio é esse do The Twilight Zone, basta pedir nos comentários abaixo que eu lhe conto! 😉